top of page

Siga:

  • Facebook - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle
  • YouTube
  • icons8-google-logo-100

Seis meses do governo Marcelo Oliveira.

Seis meses completos do governo Marcelo Oliveira, PT, em Mauá. Podemos utilizar os objetivos do Plano de Governo registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) como base para avaliar o período. São objetivos expressos:


- enfrentar a grave crise financeira em que se encontra a cidade; - enfrentar a tarefa de geração de emprego, trabalho e renda; - cuidar das pessoas em situação de vulnerabilidade; - restaurar e revigorar a máquina pública para a adequada e boa prestação de serviços públicos; - reconstruir uma rota de desenvolvimento econômico para a cidade de Mauá.

ree

O governo se destaca na atenção às pessoas em situação de vulnerabilidade social. Como exemplos temos a vacinação, única na região, de pessoas em situação de rua, não apenas as atendidas pelo Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua ou pelo programa Consultório de Rua, mas as pessoas em situação de rua que sequer procuram esses serviços.


Outras medidas são a Campanha Mauá na Luta Contra a Fome, que arrecada alimentos, a campanha Inverno Solidário conduzida pelo Fundo Social de Solidariedade e pela Secretaria de Assistência Social e a vacinação contra Covid-19 adiantada se comparada ao plano estadual, destaque na mídia televisiva tradicional em diversas ocasiões. Também aos vulneráveis de quatro patas, cães e gatos, com reestruturação do Bem-estar Animal e do Castramóvel.


Revigorar a máquina pública encontra percalços. A anunciada Reforma Administrativa dia primeiro de janeiro, ao vivo na Rede Globo, ainda não ocorreu. Houve um processo seletivo temporário para a Educação antes mesmo das provas de um concurso público suspenso em 2020. O problema é que a empresa contratada, Instituto INDEC, foi a mesma e o argumento de que o concurso não pode ocorrer em 2021 devido a lei Lei Complementar (LC) 173/202 é questionado pelos inscritos no concurso anterior. Afirmam que em 2021 não podem ocorrer contratações, mas que o concurso pode ser realizado e homologado.


Na questão das finanças o governo não foi protagonista na discussão da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO). Com uma Câmara renovada após a eleição de 2020, uma emenda para incluir na LDO o Orçamento Participativo (bandeira histórica do PT) foi proposta, e aprovada, pelo vereador Leonardo Alves, PSDB.


A impressão é que finanças e desenvolvimento econômico tiveram apenas medidas tímidas, sem destaque nos próprios canais de comunicação da prefeitura.


E você, que acha? Como avalia os seis primeiros meses do governo Marcelo Oliveira tomando por base os objetivos do Plano de Governo? Quais medidas não foram citadas? Quais deixaram a desejar?


A comunicação oficial da prefeitura, apesar da solicitação, não se manifestou até a conclusão desse artigo.


Mauá, 01 de julho de 2021.


Esse é um artigo opinativo, que não representa necessariamente a opinião do Mobiliza o Rolê! Consulte nossos princípios editoriais (https://www.mobilizaorole.org/editorial) para entender a nossa posição para materiais opinativos.

Comentários


bottom of page