top of page

Siga:

  • Facebook - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle
  • YouTube
  • icons8-google-logo-100

População de rua e serviços públicos

Nesse gelado mês de junho de 2021, segundo ano da Pandemia de Covid-19, além das dificuldades enfrentadas diariamente, o frio e o coronavírus flagelam as pessoas em situação de rua. O Poder Público mauaense foi questionado sobre as políticas públicas desenvolvidas e encaminhou respostas para o Mobiliza o Rolê!


ree

Foto do site da Prefeitura de Mauá.

Conheça essas políticas para atuar e colaborar com humanos, que mesmo invisíveis para parte da sociedade, mantém seus direitos políticos e sociais, apesar de não terem acesso a uma moradia ou vivendo em precárias condições de existência.


A secretária de Assistência Social de Mauá, Xénia Souza Díspore, respondeu alguns dos questionamentos:


Quais políticas públicas a prefeitura de Mauá desenvolve para pessoas em situação de

rua?

Acolhimento, abordagem, visitas domiciliares às famílias. O Centro de Referência para Pessoas em Situação de Rua (Centro POP) oferece alimentação, atividades coletivas e/ou comunitárias e higiene pessoal. Contamos, também com o serviço do Albergue Municipal no período das 19h00 as 07h00, diariamente, com pernoite para adultos, servindo janta na entrada e kit lanche na saída.


Quais as adequações feitas no Centro POP? Já teve casos de reinserção familiar nesse ano?

O espaço físico passou por uma revitalização em abril/2021 para a implantação do plano “Operação Inverno”. Houve a reintegração de 07 pessoas, sendo 01 idoso o qual estava na Instituição de Longa Permanência para idosos (ILPI), 05 homens e 01 mulher, em situação de rua as suas famílias. Estamos em processo de recâmbio de 05 famílias para o Estado da Bahia.


O mês de junho começou e o frio tende a aumentar. Como a prefeitura agirá para evitar que as pessoas em situação de rua padeçam ou até morram devido ao frio?

Já implantamos a “Operação Inverno”, que teve início em Maio/21. No Centro POP há disponível alojamento feminino, masculino e alimentação noturna. O horário de funcionamento

foi estendido para pernoite, inclusive aos fins de semana e feriados.


Quais ações a prefeitura tem para que essa população tenha acesso à água potável e banheiros públicos?

Acesso através do Centro POP e outros locais públicos na cidade.


Fruto do trabalho desenvolvido desde janeiro pela gestão do prefeito Marcelo Oliveira, PT, e secretaria de Assistência social destacamos a reinserção de 7 pessoas em suas famílias. Quanto vale uma vida? Se estivéssemos em situação de rua qual seria a alegria a retornar ao lar? Tanto para a pessoa como para seus entes queridos?


Quem imagina que o Centro Pop tem somente a função de alimentar e abrigar pessoas em situação de rua, engana-se. Desde janeiro, a Secretaria de Assistência Social de Mauá iniciou a recuperação do local e requalificou o atendimento prestado. Todas as ações são direcionadas para o desenvolvimento de sociabilidades, na perspectiva de fortalecer vínculos interpessoais e/ou familiares que oportunizem a construção de novos projetos de vida, contando com o apoio das secretarias de Segurança Alimentar, Educação, Saúde e Trabalho e Renda. (disponível em https://www.maua.sp.gov.br/Not.aspx?noticiaID=5198)

ree

Foto do site da Prefeitura de Mauá.


Segundo informação disponível no site da Prefeitura: Com quase dois meses de antecedência à estação mais fria do ano, a Prefeitura de Mauá iniciou no último fim de semana a 'Operação Inverno', cujo objetivo é oferecer proteção social à população de rua em dias mais gelados, em que a temperatura fique abaixo dos 15 ºC. Nos dois primeiros dias de trabalho, sábado (01/05) e domingo (02/05), foram realizadas 54 abordagens. As pessoas foram cadastradas e receberam kit alimentação e cobertores. Foi oferecido também abrigo em albergue. (disponível em https://www.maua.sp.gov.br/Not.aspx?noticiaID=5196)

Serviço prestado pela Secretaria de Saúde, o Consultório de Rua, (composto por uma equipe multidisciplinar: um enfermeiro, um técnico em redução de danos, duas redutoras de danos e uma psicóloga) percorre regiões da cidade para atender a população de rua. O serviço, ligado à saúde mental da Atenção Especializada da Secretaria da Saúde de Mauá, funciona desde 2013 e realiza cerca de 200 mensais. Objetiva proporcionar acesso às pessoas em situação de rua aos serviços da rede pública municipal.

ree

Foto do site da Prefeitura de Mauá.

A secretária de saúde, Célia Cristina Pereira Bortoletto, respondeu na página oficial da prefeitura no Facebook que as pessoas em situação de rua atendidas pelo Centro POP e pelo Consultório de Rua já foram vacinadas contra a Covid-19. Também fez um apelo para avisarem caso seja identificado alguém que passe por esses serviços e não tenha sido vacinado.


Mauá, 12 de junho de 2021


Esse é um artigo opinativo, que não representa necessariamente a opinião do Mobiliza o Rolê! Consulte nossos princípios editoriais (https://www.mobilizaorole.org/editorial) para entender a nossa posição para materiais opinativos.

header.all-comments


bottom of page