Dez anos de Mauá Memória!
- Redação
- 30 de jun. de 2021
- 2 min de leitura
O site Mauá Memória (https://www.mauamemoria.com.br/), criado e administrado por Alex Ferreira, completou 10 anos em 2021 e faz parte da história mauaense, além de preservá-la.
Alex Ferreira, ativista cultural, empreendedor, publicitário e pós-graduado em Marketing e Gestão de Varejo tem como objetivo a difusão da história da cidade e de todas as formas de arte. Afirma que "Todo material publicado no site é pesquisado antes de ser publicado para confirmar a veracidade dos fatos e contém artigos de outros historiadores da cidade como Renato Alencar Dotta e William Punstchart, fundamentais na propagação da história da cidade."

O grupo no Facebook (https://www.facebook.com/groups/mauaemfotos) conta com mais de 24 mil membros que constantemente debatem sobre a história municipal, personagens, lugares e memórias.
Alex Ferreira, possui uma série de propostas para a preservação da história disponíveis no site Mauá Memória que reproduzimos abaixo:
1- Reconstrução da Praça 22 de Novembro, de acordo com o projeto original de Burle Marx, o Jardim Japonês e a Concha Acústica, uma das grandes perdas do patrimônio cultural da cidade de Mauá.
2- Aquisição, pelo poder público da casa que pertenceu ao artista Hans Grudzinski, por sua arquitetura diferenciada e pela importância e destaque da obra do artista. Enquanto patrimônio da Região do Grande ABC.
3- Valorização das culturas indígena e negra na cidade
4- Instalação de placas informativas afixadas no entorno dos bens materiais tombados ou não, comunicando seu valor e significado.
5- Implantação de placas de trânsito (cor marrom) com a indicação de instituições de memória e patrimônios culturais da região.
6- Restauração e conservação do Museu Barão de Mauá
7- Que o prédio que hoje abriga a FAMA, seja devolvido à municipalidade, onde volte a funcionar a Biblioteca Cecília Meireles.
8- Revitalização e manutenção dos bens culturais existentes em Mauá
9- Reconstrução da memória industrial, sindical e operária de Mauá
10- Resgate e registro da pluralidade religiosa de Mauá
11- Valorização da história das culturas urbanas de Mauá, musical, estética e socialmente.
12- Efetivação do projeto de reforma e posterior tombamento da Casa dos Autonomistas e sua transformação em Casa de Cultura, contemplando as diferentes linguagens culturais.
13- Reafirmar a revitalização do Rio Tamanduateí enquanto bem natural, cultural e de seu caráter civilizatório.
12- Homenagear as pessoas que ajudaram a construir nossa cidade com atividades em escolas e exposições contando suas histórias nos espaços públicos da cidade.
15- Criar uma versão municipal do Museu da Pessoa e/ou usar o Museu Barão de Mauá para esse fim.
16- Resgatar a história do Rock na cidade de Mauá.
17- Exposição itinerante de fotos antigas de Mauá pelas escolas da cidade.
18- Incluir história de Mauá no currículo de matérias das escolas municipais.
19- Trabalho continuo de coleta para ampliação do acervo histórico da cidade.
20- Homenagear o grupo de emancipadores da cidade.
21- Resgate da história da colônia japonesa de Mauá.
22- Trabalhar juntos aos grupos e preservar a história do Teatro em Mauá.
23 - Realizar um trabalho junto as escolas de samba para manter viva a história do Carnaval da cidade.
Parabéns Mauá Memória e Alex Ferreira pela importante contribuição.
Mauá, 30 de junho de 2021.
Esse é um artigo opinativo, que não representa necessariamente a opinião do Mobiliza o Rolê! Consulte nossos princípios editoriais (https://www.mobilizaorole.org/editorial) para entender a nossa posição para materiais opinativos.
Comentários