Biden vence Trump, EUA tem a primeira vice-presidente mulher
- Redação
- 7 de nov. de 2020
- 2 min de leitura
Depois de longos 4 dias de apuração desde as eleições de 3 de novembro, finalmente a imprensa estadunidense conseguiu projetar a vitória de Joe Biden (D) e sua vice Kamala Harris.

Biden ja tinha desde quarta feira 254 votos no colégio eleitoral e estava a um passo de atingir os 270 necessários, hoje o estado da Pensilvânia avançou na apuração e o ex vice-presidente conquistou 20 votos e atingiu a marca.
O president Trump tem colocado dúvidas sobre o processo eleitoral. Durante toda sua campanha ele pediu aos seus eleitores que votassem apenas no dia da eleição, já Biden fazia coro ao voto antecipado ou por correio.

Isso fez com que na terça-feira os votos de Trump fossem computados antes dos votos de Biden, o que abriu espaço para o presidente induzir teorias da conspiração para seus seguidores.
Apesar de termos um resultado as apurações devem continuar até semana que vem. Alaska, Carolina do Norte, Arizona, Georgia e Nevada ainda estão sem projeção de vencedor.
Primeira mulher eleita para o executivo federal
A senadora Kamala Harris se tornou a primeira mulher vice-presidente e a primeira pessoa negra a ocupar o cargo.
No inicio de junho quando a campanha de Biden anunciou seu nome e muitos democratas duvidaram da capacidade de Kamala de atrair votos, mas rapidamente ela se tornou uma política habilidosa em dialogar com movimentos culturais e especialmente com o movimento Black Lives Matter (Vidas Negras Importam) que cresce desde o assassinato de George Floyd por um policial branco.
Mas o fundamental foi que Kamala conseguiu se conectar com mulheres dos subúrbio, público que Trump ganhou no passado.
A maior eleição da história

Além de polêmica, essa eleição também levou muitas pessoas a votarem pela primeira na vida. Biden é o presidente eleito com a maior votação da história dos EUA, isso se explica pela polarização que levou apoiadores acomodados a votar e ao aumento do uso de voto por correio.
Outro fato curioso é que apesar da baixíssima aprovação de Trump com negros, ele foi o candidato republicano a ter mais votos de negros na história do país. Claro que isso se deve ao comparecimento recorde e nao necessariamente endosso ao movimento negro estadunidense.
Comentários