top of page

Siga:

  • Facebook - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle
  • YouTube
  • icons8-google-logo-100

Amigos fiéis! Situação de rua e companhia animal.

Atualizado: 3 de jun. de 2021


ree

Mauro (Joia) e Pretinha.


Mauro, também conhecido como Joia, define-se como um andarilho e está em situação de rua há 20 anos segundo seu depoimento. Sempre com um sorriso no rosto cumprimenta quem passa na rua e diz, fazendo o gesto que lhe rendeu o apelido, "E aí garoto? Tudo joia?"


Sempre com seus três inseparáveis amigos: Amarelo, Pretinha e Luppi. Três cães que são sua melhor companhia. Olhando para o Amarelo, que dorme tranquilo ao seu lado, pergunto: "E aí senhor Mauro? Como pegou esses cachorros?"


Vem a primeira lição: "Não peguei eles. Eles que me pegaram, me escolheram. Tá vendo eles presos? Eles estão livres, né?" Com exceção de Luppi que foi adotado bebê os outros dois chegaram, se afeiçoaram e ficaram.


"Como define sua relação com os cachorros?" Mauro responde: "Companhia forte, amizade, sossego. São a melhor companhia. Durmo tranquilo, durmo bem. Se não fossem eles eu não dormia sossegado".


ree

Amarelo em seu momento de maior esforço durante a conversa.


Mauro informa que não foi no Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro POP) nesse ano. Está preocupado em renovar sua inscrição no Programa Bolsa Família para pagar o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) e garantir uma aposentadoria no futuro. Pensa ir ao Centro POP até o final de junho.


O que puxa outro assunto. Questionado sobre o frio de junho e sobre como se vira com alimentação, Joia responde que existem pessoas boas. Recebe roupas e fica quentinho. A comida as vezes até sobra, relata. "Esses dias joguei uma pamonha fora." Interrompo: "Humm, pamonha é bom, né?" Após uma gargalhada diz: "É. É bom. Guardei por uns dias e ia dar pra outra pessoa. Mas e se está estragada? Não ia me sentir bem."


Amarelo continua dormindo. Pretinha não saiu debaixo das pernas de Mauro nem por um segundo e Luppi se achega. Pode-se definir Joia como uma pessoa alto astral que não deixa as dificuldades encontradas na rua transparecer. Será essa a realidade de todas as pessoas em situação de rua? Acredito que não. E você? Como se relaciona com essa parcela da população? Os enxerga ou são invisíveis? Tem observado o aumento das pessoas em situação de rua?


Algo bem visível são os laços de carinho, companheirismo e amizade entre Mauro, Amarelo, Pretinha e Luppi. O essencial é invisível aos olhos disse uma raposa certa vez.


ree

Luppi.


Questionada, a Prefeitura de Mauá encaminhou as dúvidas sobre políticas públicas para pessoas em situação de rua aos setores responsáveis. Aguardamos resposta para escrevermos matéria sobre as ações realizadas, equipamentos existentes e projetos futuros.

Comentários


bottom of page